Ginecologia

Tratamento de Queixas Ginecológicas

Sangramento aumentado, dor pélvica, corrimentos, infecções urinárias ou vaginais, síndrome dos ovários policísticos etc

Ginecologia

Tratamento de Queixas Ginecológicas

Sangramento aumentado, dor pélvica, corrimentos, infecções urinárias ou vaginais, síndrome dos ovários policísticos etc.

Em poucas palavras...

Queixas e dores ginecológicas são comuns para muitas mulheres. Recebo casos dos mais diversos, dentre eles, alguns de maior incidência, como: sangramento aumentado, dor pélvica, corrimentos, infecções e a síndrome dos ovários policísticos. Suas causas também são das mais variadas e, por isso, o diagnóstico correto é primordial. Só assim é possível realizar o tratamento mais adequado da causa da queixa ou dor.

Quais queixas você trata mais frequentemente no consultório?

No consultório, tratamos todas as queixas e sintomas, mas as maiores incidências são:

  • Sangramento aumentado, que pode ser causado por miomas uterinos, pólipos, desregulação hormonal, entre outros;
  • Dor pélvica, que pode estar relacionada à uma infecção aguda, mas também a quadros crônicos como endometriose, adenomiose, varizes pélvicas etc;
  • Corrimentos como candidíase, vaginose bacteriana, tricomoníase;
  • Infecções urinárias e vaginais que podem ser decorrência de HPV, herpes etc;
  • Síndrome dos ovários policísticos.

Quanto tempo demora para resolver meu problema?

Muitas queixas comuns, como corrimentos e infecções genitais, podem ser resolvidas em uma consulta. Já outras podem precisar de maior investigação com exames como ultrassonografia, ressonância, exames de sangue e retorno posterior.

Eu e a Ginecologia e Obstetrícia

Desde criança, sempre admirei as mulheres. Fui criada pela minha mãe e minha avó, e cresci cercada de mulheres fortes e inspiradoras.

Durante a graduação, na Faculdade de Medicina da USP, percebi que, mais que só um ditado, o ginecologista-obstetra é de fato o “médico da mulher”. Não só no momento de tratar de alguma queixa, mas ao cuidá-la como um todo. Da adolescência – orientando sobre a primeira menstruação – passando pelo início da atividade sexual e escolha de método contraceptivo, até a gravidez e o parto.

Em minha carreira, tive o privilégio de trabalhar em hospitais de excelência – privados, como a Beneficência Portuguesa e a Pro Matre Paulista, ou públicos, como o Hospital das Clínicas-USP e Hospital Universitário-USP, onde supervisiono os médicos residentes. Nesses hospitais, desenvolvi meu estilo de atender – um processo de confiança mútua, onde podemos conversar sobre temas muito íntimos, sobre os quais as pacientes não se sentem à vontade de falar com outras pessoas: inseguranças com o corpo, dificuldades no sexo, alterações na menstruação etc. Muitas vezes, o ginecologista é o único médico pelo qual a mulher é atendida rotineiramente, então temos que olhar para sua saúde de modo integral.

É muito gratificante assumir esse papel na vida das mulheres, e acredito que, com a minha dedicação e formação, consigo fazer a diferença!

Histórico Profissional

  • Graduação em Medicina – USP-Universidade de São Paulo

  • Pós-graduação Senso Lato: Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia – Hospital das Clínicas-USP

  • Hospital das Clínicas-USP (2021-22) – Coordenação da Equipe de Médicos Residentes e alunos da Faculdade de Medicina da USP na Obstetrícia

  • Hospital Universitário da USP (2022-atual) – Supervisão da Equipe de Médicos Residentes e dos alunos da Faculdade de Medicina da USP na Obstetrícia.

  • Maternidade Pro Matre (2021-atual) – Plantonista do PS Obstétrico/Centro Obstétrico

  • Maternidade Santa Joana (2021-atual) – Visitadora da Semi-intensiva Obstétrica 

  • Beneficência Portuguesa (2021-atual) – Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia  

Publicações

  • Manual de condutas na COVID-19 do Hospital das Clínicas
    Coautora do capítulo “Ciclo gravídico puerperal”

  • The Girl’s Book (Tudo Muda – Um guia alegre e sincero sobre a puberdade)
    Revisão Técnica

Títulos e Congressos

  • Título de especialista pela FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia)

  • Associada da SOGESP – Associação de Obstetrícia e Ginecologia da São Paulo

  • Participante do Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia em 2018, 2020 e 2022

Para sua maior segurança, atualizamos a Politicas de Privacidade e Termos de Uso do site. Ao continuar navegando na nossa página, entendemos que você está ciente e de acordo.