A gestação de alto risco é justamente minha área de especialização. Adquiri a base técnica na Residência Médica – Pós-Graduação Senso Lato – da Faculdade de Medicina da USP. Lá, atendemos no Hospital das Clínicas, que, como centro de referência, acolhe casos complexos de todo o país. O H.C., como é conhecido, é uma “escola” excepcional, ao nos “expor” a um número elevado de gestações de risco, dos mais variados tipos e complexidades, que aprendemos a diagnosticar e tratar.
Em continuidade à minha formação, tive o privilégio de trabalhar em centros de excelência, como as Maternidades Pro Matre, Santa Joana e os próprios hospitais da USP, para onde tive a honra de retornar, em posição mais sênior, coordenando e supervisionando médicos residentes (respectivamente no H.C. e Hospital Universitário).
São considerados de alto risco casos em que haja qualquer ocorrência de saúde materna, seja:
I) Antes da gestação – como diabetes, asma, hipertensão crônica, cardiopatia, trombofilia, disfunção da tireoide, epilepsia etc.
II) Desenvolvido durante a gestação – como diabetes gestacional, pré eclampsia, hipotireoidismo etc.
A classificação como “alto risco” também pode estar relacionada às condições fetais, como gestação de gêmeos, alterações na formação fetal, restrição de crescimento etc.
A frequência de consultas geralmente é um pouco maior e alguns exames adicionais podem ser realizados. O objetivo principal dos atendimentos que faço a minhas pacientes é o diagnóstico mais rápido de eventuais intercorrências ou anomalias que porventura apareçam na mãe (ex. diabetes e pressão fora de controle) ou no bebê (ex. vitalidade fetal). Com isso, as ações eventuais devidas são tomadas no tempo adequado, com o objetivo de preservar a saúde da mãe e o bebê.
Outra possibilidade do pré natal de alto risco é que, em casos indicados, a data do parto pode ser antecipada. Esse recurso é comum e pode ser adotado – na grande maioria dos casos, sem qualquer prejuízo ao bebê – para encurtar o tempo de risco eventual ao qual a mãe possa estar submetida.
A emoção de um parto é indescritível. Seja o primeiro ou o milésimo de um profissional, não importa – o frio na barriga e o sorriso no rosto ao admirar o início daquela nova vida estão sempre lá.
Eu optei por este caminho ao passar no estágio de Obstetrícia do 5º ano da Faculdade de Medicina na USP, no Hospital Universitário. Lá, participei dos meus primeiros partos, e percebi que nada mais na Medicina iria me conquistar assim. De lá, tive o privilégio de trabalhar em maternidades de referência, como a Pro Matre e o Santa Joana. Anos depois de graduada, não é que o ciclo se fechou? Retornei ao HU da Faculdade de Medicina da USP, mas agora supervisionando os médicos residentes e busco – não podia ser diferente – transmitir a todos a magia da profissão.
Por fim, um complemento importante: por ser especialista em gestações de alto risco, sei que nem sempre o momento da gravidez é tão tranquilo para as pacientes. Por isso, com o acompanhamento correto, é possível investigarmos e corrigirmos eventuais intercorrências, fazendo de tudo para uma gestação saudável e com um final feliz para a mãe e o bebê!
Graduação em Medicina – USP-Universidade de São Paulo
Pós-graduação Senso Lato: Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia – Hospital das Clínicas-USP
Hospital das Clínicas-USP (2021-22) – Coordenação da Equipe de Médicos Residentes e alunos da Faculdade de Medicina da USP na Obstetrícia
Hospital Universitário da USP (2022-atual) – Supervisão da Equipe de Médicos Residentes e dos alunos da Faculdade de Medicina da USP na Obstetrícia.
Maternidade Pro Matre (2021-atual) – Plantonista do PS Obstétrico/Centro Obstétrico
Maternidade Santa Joana (2021-atual) – Visitadora da Semi-intensiva Obstétrica
Beneficência Portuguesa (2021-atual) – Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia
Manual de condutas na COVID-19 do Hospital das Clínicas
Coautora do capítulo “Ciclo gravídico puerperal”
The Girl’s Book (Tudo Muda – Um guia alegre e sincero sobre a puberdade)
Revisão Técnica
Título de especialista pela FEBRASGO – Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia)
Associada da SOGESP – Associação de Obstetrícia e Ginecologia da São Paulo
Participante do Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia em 2018, 2020 e 2022
(11) 93715-1609
Bento de Andrade, 598 – Jardim Paulista – São Paulo – SP – 04503-001
De segunda à sexta-feira das 9:00h às 18:00h.
Para mais informações, você pode falar com a atendente através dos botões abaixo
© 2023 Dra. Deborah Teodoro | Todos os direitos reservados